Cicatrizes de acne, geralmente, aparecem no rosto. Elas ocorrem após o agravamento dessa condição dermatológica e são difíceis de remover. Por isso, em caso de cravos, espinhas e companhia, o ideal é iniciar o tratamento dermatológico o quanto antes, prevenindo complicações. No entanto, se as cicatrizes já estiverem instaladas, não desanime: nunca é tarde para restaurar a beleza da pele!
Neste artigo, mostramos alguns pontos importantes sobre o assunto e diversos procedimentos capazes de amenizar cicatrizes existentes e prevenir o aparecimento de novas. Confira as opções e veja como eles podem renovar sua pele!
Qual é a melhor fase para tratar a acne?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a melhor fase para tratar a acne é quando ela surge. A ideia de que se trata de um problema normal (da adolescência ou do período menstrual), que melhora sozinho, é falsa. Na verdade, quanto mais precocemente tratada, menores as chances de surgirem as temidas cicatrizes de acne — bem mais difíceis de tratar.
Por que alguns tipos de acne deixam cicatrizes?
Na maioria das vezes, é a maneira como o paciente se comporta perante a acne que aumenta as chances de gerar manchas e marcas. Espremer cravos e espinhas com os dedos, por exemplo, piora as inflamações e aumenta o risco de ficar com cicatrizes permanentes.
Já acnes de graus 3 e 4, (consideradas graves, caracterizadas por lesões maiores e interconectadas) têm, por conta própria, grandes chances de deixar cicatrizes. São as conhecidas depressões irregulares, cobertas por pele atrófica, ou protuberâncias hipertróficas, cobertas por pele enrijecida.
Como é o tratamento para cicatrizes de acne?
Existem diversas opções de tratamento para cicatrizes de acne, cuja indicação e quantidade de sessões é feita pelo dermatologista, conforme as necessidades de cada paciente e com base em sua resposta fisiológica. Veja alguns deles a seguir.
Laser fracionado
O laser fracionado (ou CO2 fracionado) é o principal tratamento para cicatrizes, assim como manchas, marcas e outras irregularidades, deixadas pela acne. Trata-se de um laser ablativo que remove parte da epiderme, estimula a produção de colágeno e promove a renovação celular.
Na prática, ele atua como um novo processo cicatricial, mas controlado. Em geral, promove uma melhora bastante satisfatória.
Luz intensa pulsada
A luz intensa pulsada (LIP) utiliza espectros de luz para o tratamento de diversas condições da pele. Além de tratar manchas, ela reduz o fluxo sanguíneo nas glândulas sebáceas e, consequentemente, a quantidade de secreções oleosas (causadoras da acne). Ao mesmo tempo, melhora a textura da pele, ajudando a amenizar cicatrizes.
Radiesse
O Radiesse é um bioestimulador (hidroxiapatita de cálcio) aplicado no rosto para aumentar a produção de colágeno e repor o volume facial. Ele também melhora a textura da pele, sendo considerado um excelente aliado no tratamento de cicatrizes de acne.
Microagulhamento
O microagulhamento repara a pele por meio de minúsculas perfurações (feitas com rollers, carimbos ou canetas elétricas) na derme. O procedimento estimula a produção de colágeno, promove a renovação celular e, consequentemente, ameniza as cicatrizes de acne existentes.
Peeling
O peeling pode ser físico ou químico. No peeling físico, a pele passa por um processo de abrasão, descama e ocorre a renovação celular, melhorando a aparência.
No peeling químico, utilizam-se substâncias que destroem as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e aumentando a renovação celular. Assim, ocorre uma melhora na textura e uniformização da pele, com uma boa redução das cicatrizes.
Como prolongar o resultado dos tratamentos?
Mesmo após a melhora das cicatrizes, os cuidados devem continuar. Para prolongar o resultado do seu tratamento, adote um estilo de vida saudável e uma rotina de skincare específica para o seu tipo de pele e histórico de problemas. Assim, é preciso:
- ter uma alimentação saudável;
- beber bastante água;
- não se expor, exageradamente, ao sol;
- usar filtro solar diariamente, mesmo em locais fechados;
- não fumar e evitar, ao máximo, o consumo de bebidas alcoólicas;
- limpar, tonificar e usar dermocosméticos para pele oleosa (ou acneica), indicadas pelo especialista;
- usar medicação oral para regulação hormonal ou para o controle das glândulas sebáceas, se houver recomendação médica;
- investir em tratamentos para a acne ativa, conforme as indicações do especialista.
Com a adoção dos cuidados preventivos, tratamentos de ponta e visitas regulares ao dermatologista, há boas chances de você acabar, definitivamente, com as cicatrizes de acne. Além disso, a saúde da sua pele também irá melhorar, deixando sua aparência revigorada!
Esperamos que tenha aproveitado o conteúdo. Caso queira acompanhar todas as novidades da Clínica Lis, siga nossas páginas no Facebook e Instagram!